quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Disciplina: Panorama do Antigo Testamento I - Carga horária: 36 horas/aula – 1º. Semestre/2013



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Instituição: Academia Bíblica
Igreja Cristã da Trindade - http://www.ictrindade.com.br

Disciplina: Panorama do Antigo Testamento I  - Carga horária: 36 horas/aula – 1º. Semestre/2013
Professor: Luis Cavalcante*E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br
Blog da Disciplina: http://epistemologiadoantigotestamento.blogspot.com                               


EMENTA

Estudo do Antigo Testamento I dentro de um ambiente interdenominacional e pentecostal a partir de uma perspectiva reformada-renovada.


OBJETIVOS

Prover os alunos com um entendimento claro do objeto de análise do Antigo Testamento I e dos instrumentos metodológicos empregados por essa disciplina. Compreender as relações entre a análise do Panorama do Antigo Testamento  e sua prática e dinâmica pastoral, social e cultural.

Tornar o estudo do Panorama do Antigo Testamento I uma inspiração. Adquirir consciência teísta-teonômica de que DEUS está, realmente, operando a salvação do gênero humano no mundo em que vivemos. O Deus do A.T não é diferente do Deus do N.T. É o mesmo DEUS em todas as Sagradas Escrituras.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


02/02 - Tema 0 – Introdução, apresentação do curso, as avaliações, trabalhos e dinâmicas. Introdução ao Pentateuco: Autor e Data, Unidade, Tema.

16/02 - Tema 1 – O Primeiro Livro de Moisés Chamado GÊNESIS: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público Original, Propósito e Características, CRISTO em Gênesis. Esboço: 1. A História Primitiva; 2. A Antiga História Patriarcal; 3. A História de José.

23/02 - Tema 2 – O Segundo Livro de Moisés Chamado ÊXODO: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Êxodo. Esboço: 1. DEUS liberta o seu povo por meio de Moisés; 2. A aliança de DEUS mediada por Moisés; 3. O tabernáculo de DEUS erguido por Moisés.

02/03 - Tema 3 – O Terceiro Livro de Moisés Chamado LEVÍTICO: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público Original, Propósito e Características, CRISTO em Levítico. Esboço: 1. As Leis acerca dos sacrifícios; 2. A ordenação do sacerdócio arônico; 3. A impureza e o seu tratamento; 4. A prática da santidade.

09/03 - Tema 4 – O Quarto Livro de Moisés Chamado NÚMERO: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Números. Esboço: 1. A preparação do exército da primeira geração; 2. A marcha fracassada do exército da primeira geração; 3. A preparação do exército da segunda geração.

16/03 - Tema 5 – O Quinto Livro de Moisés Chamado DEUTERONÔMIO: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público Original, Propósito e Características, CRISTO em Deuteronômio. Esboço: 1. A introdução (O preâmbulo); 2. O primeiro discurso de Moisés (O prólogo histórico); 3. O segundo discurso de Moisés (As condições); 4. O terceiro discurso de Moisés: Maldições e bênçãos. 5. O encerramento do ministério de Moisés (A sucessão na liderança).

23/03 - Tema 6 – O Livro de JOSUÉ: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público Original, Propósito e Características, CRISTO em Josué. Esboço: 1. A conquista da terra; 2. A distribuição da terra prometida; 3. A lealdade à aliança na terra.

06/04 - Tema 7 – O Livro de JUÍZES: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público Original, Propósito e Características, CRISTO em Juízes, Esboço: 1. A conquista incompleta; 2. Os ciclos dos juízes; 3. Os erros dos Levitas.

O Livro de RUTE: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Rute. Esboço: 1. A amargura e o vazio de Noemi; 2. Rute descobre o seu resgatador; 3. Boaz promete a Rute um resgatador. 4. Boaz se torna o resgatador de Rute. 5. A bênção de Noemi. 6. Apêndice genealógico.

13/04 - Tema 8 – O Primeiro Livro de SAMUEL: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em 1 e 2 Samuel. Esboço: 1. Eli e Samuel: Os preparativos de DEUS para o Reino; 2. Samuel e Saul: A ascensão de Saul e seu reino fracassado; 3. Saul e Davi: A ascensão de Davi e a queda de Saul. 4. Davi: Seu reinado pleno. 5. Conclusão: A esperança permanente na casa de Davi.

O Segundo Livro de SAMUEL: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em 2 Samuel.

20/04 - Tema 9 – O Primeiro Livro dos REIS: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Reis. Esboço: 1. O reinado de Salomão; 2. A monarquia dividida; 3. Somente Judá.

O Segundo Livro de REIS: Ver a Introdução a 1 Reis

27/04 - Tema 10 – O Primeiro Livro de Crônicas: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Crônicas. Esboço: 1. As genealogias do povo de DEUS. 2. O reino unido. 3. O reino dividido. 4. O reino unificado.

O Segundo Livro de Crônicas: Veja a “Introdução a 1 Crônicas”.

04/05 - Tema 11 – O Livro de Esdras: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Público original, Propósito e Características, CRISTO em Esdras-Neemias. Esboço: 1. O regresso dos exilados e a reconstrução do templo. 2. O regresso de Esdras e a reconstrução da comunidade.

O Livro de Neemias: Veja “Introdução a Esdras”. Esboço: 1. O regresso de Neemias e a reconstrução do muro. 2. O regresso dos exilados e a reconstrução.

O Livro de Ester: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Ester. Esboço: 1. Introdução e contexto. 2. O primeiro decreto do rei resulta em perigo mortal para Israel. 3. O conflito entre Hamã e Mordecai. 4. O triunfo de Mordecai sobre Hamã. 5. O segundo decreto do rei resulta em salvação para Israel.

11/05 - Tema 12 – Introdução aos Livros Poéticos e de Sabedoria. A poesia do Antigo Testamento. A sabedoria do Antigo Testamento.

O Livro de Jó: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Jó. Esboço: 1. O prólogo. 2. Diálogo entre Jó e seus amigos. 3. Interlúdio sobre a sabedoria. 4. Os monólogos. 5. O epílogo.

18/05 - Tema 13 – O Livro dos Salmos: Visão Geral, Autoria e títulos: Título do livro, Títulos dos salmos individuais, Títulos de autoria, Títulos históricos, História e composição dos salmos, Títulos de gênero, Notações musicais. Estrutura: Gêneros, Estilo poético e recursos. A teologia dos salmos. Cristo em Salmos.

25/05 - Tema 14 – Provérbios de Salomão: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em provérbios. Esboço: 1. A sabedoria de um pai. 2. Provérbios de Salomão. 3. Ditos Anônimos. 4. A compilação de Ezequias dos provérbios de Salomão.

01/06 - Tema 15 – Livro dos Eclesiastes ou o Pregador: Visão Geral, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Eclesiásticas. Esboço: 1. Prólogo. 2. As limitações do trabalho e da sabedoria. 3. O trabalho com temor diante de DEUS, cujas obras permanecem. 4. A humildade diante de DEUS, cuja sabedoria é insondável. 5. Epílogo.

08/06 - Tema 16 – Cântico dos Cânticos de Salomão: Visão Geral, Verdades fundamentais, Autor, Data e Ocasião, Propósito e Características, CRISTO em Cântico dos Cânticos. Esboço: 1. Título. 2. Elogios de desejos mútuos. 3. O sonho da noiva. 4. Mis elogios e desejos mútuos. 5. Recordações do casamento.

15/06 - Tema 17 – REVISÃO

AVALIAÇÃO:

Entrega individual de um relatório dos principais temas e assuntos abordados durante a aula.


Textos Bíblicos para desempenho acadêmico de excelência e filosofia educacional deste professor e desta disciplina:

Daniel 1.19 - Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 1.20 - Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

1 Coríntios 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

Colossenses 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 3.23 - Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.


Referências Bibliográficas - BÁSICA

BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. The Spirit of the Reformation Study Bible. 2ª. ed. rev. amp. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.  Introdução ao Pentateuco. p. 3.
____________________________________.  Criados à imagem de DEUS: Quem sou eu? p. 10.
____________________________________.  O corpo e a alma na Bíblia: O que eu sou? p. 12.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________.  A criação, a queda e a redenção: Por que há tanta corrupção? p. 14.
____________________________________.  A aliança das obras e a aliança da graça: O que é a teologia das alianças? p. 20-21.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________.  As principais alianças na Bíblia. p. 27.
_____________________________________.  As nações de Gênesis 10. p. 28.
 _____________________________________.  As viagens de Jacó. p. 61.
______________________________________.  As tribos de Israel. p. 81.
______________________________________.  A autorevelação de DEUS: Ele tem um nome? p. 94.
______________________________________.  Calendário hebreu. p. 104.
______________________________________.  O êxodo p. 108.
______________________________________.  A lei de DEUS: O que é essa lei? p. 115.
______________________________________.  O tabernáculo. p. 126.
______________________________________.  Móveis do tabernáculo. p. 128.
______________________________________.  Sacrifícios no Antigo Testamento. p. 150.
______________________________________.  O padrão de DEUS para a adoração: Como devo adorar a DEUS? p. 159.
______________________________________.  Festas e dias sagrados do Antigo Testamento. p. 173.
______________________________________.  Localização das tribos no acampamento israelita.  p. 185.
______________________________________.  Honestidade, juramentos e votos: Devo jurar? p. 215.
______________________________________.  Cidades de refúgio. p. 220.
______________________________________.  Aspectos sociais de importância na aliança. p. 252.
______________________________________.  A conquista de Canaã: Campanhas do centro e no sul.  p. 284.
______________________________________.  A conquista de Canaã: Campanha no norte. p. 292.
______________________________________.  Livre arbítrio: Tenho liberdade para crer? p. 306.
______________________________________.  As cidades dos filisteus. p. 313.
______________________________________.  A campanha de Gideão. p. 321.
______________________________________.  Lugares de destaque em Rute.  p. 342.
______________________________________. A monarquia humana: Era errado ter um rei humano? p. 364.
______________________________________.  Árvore genealógica de Davi. p. 378.
______________________________________.  As fugas de Davi. p. 387.
______________________________________.  Expedições de Davi. p. 394.
______________________________________.  A cidade dos jebuseus / A Jerusalém de Davi p. 407.
______________________________________.  Conquistas de Davi. p. 417.
______________________________________.  A Jerusalém de Salomão. p. 446.
______________________________________.  O templo de Salomão. p. 453.
______________________________________.  Móveis do templo? p. 455.
______________________________________.  A presença de DEUS: Onde ele está? p. 458.
______________________________________.  O reino dividido? p. 467.
______________________________________.  Reis de Israel e de Judá. p. 471.
______________________________________.  Elias e Eliseu p. 480.
______________________________________.  Campanhas dos assírios contra Israel e Judá. p. 506.
______________________________________.  Exílio de Israel. p. 510.
______________________________________.  Campanha de Nabucodonosor contra Judá. p. 521.
______________________________________.  Exílio de Judá. p. 524.
______________________________________.  O retorno do exílio. p. 601.
______________________________________.  Cronologia de Esdras e Neemias. p. 605.
______________________________________.  Templo de Zorobabel. p. 607.
______________________________________.  Jerusalém no retorno do exílio. p. 619.
______________________________________.  Satanás: É culta do diabo? p. 652.
______________________________________.  Arrependimento: Quão arrependido eu preciso estar? p. 726.
______________________________________.  A autoexistência de DEUS: Quem criou DEUS? p. 758.
______________________________________.  Soberania divina: DEUS é soberano ou eu sou livre? p. 762.
______________________________________.  Os três usos da lei: Para que serve a lei? p. 782.
______________________________________.  A onisciência divina: DEUS sabe todas as coisas? p. 798.

LOURENÇO, Adauto. A Igreja e o Criacionismo. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.

LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2 – A mão de Deus na criação. São José dos Campos: Editora Fiel, 2012.


Referências Bibliográficas – COMPLEMENTAR

ELLISEN, Stanley A. Conheça Melhor o Antigo Testamento: Esboços e gráficos interpretativos. São Paulo: Editora Vida, 1996.

GERSTENBERGER, Erhard S. (Org.). Deus no Antigo Testamento. São Paulo: ASTE, 1981.

HOFF, Paul. O Pentateuco. São Paulo: Editora Vida, 1985.

SCHULTZ, Samuel J. A história de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1995.

RAD, G. Von. Teologia do Antigo Testamento: Teologia das tradições históricas de Israel. Vol. I. São Paulo: ASTE, 1986.

RAD, G. Von. Teologia do Antigo Testamento: Teologia das tradições históricas de Israel. Vol. II. São Paulo: ASTE, 1986.

WRIGHT, Christopher J. H. Povo, Terra e Deus: A relevância da ética do Antigo Testamento para a sociedade de hoje. São Paulo: ABU Editora, 1991.
.

(*) Perfil do Prof. Luis Cavalcante - E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário